terça-feira, 15 de setembro de 2009

Insuficiencia renal


A velhice vai chegando, e os cães e gatos acabam desenvolvendo a maioria das doenças que nós humanos desenvolvemos com o chegar da idade. Entre elas, a mais comun e de maior importância é a Insuficiencia Renal.
A Insuficiencia renal caracteriza-se pelo mau funcionamentos dos rins, que diminuem a taxa de filtração, deixando o organismos com grande quantidade de uréia, o que é uma substância tóxica para todos os órgãos quando em alta quantidade.
O sinais clínicos mais frequentementes observados pelos proprietários são: apatia, falta de apetite, emagrecimento rápido, muita produção de urina, e em determinada fase da insuficiencia, a não produção de urina , cheiro amoníaco saindo da boca, lesões em cavidade oral entre outras.
Os gatos são mais predispostos que os cães para o desenvolviemnto dessa doença. Entre os cães, raças como maltês, lhasa e poodle são os mais predispostos.
A qualquer aparecimento desses sinais, entre imediatamente em contato com o veterinário. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor controle conseguimos ter dos sinais dessa doença, que exige tratamento imediato e por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário