quinta-feira, 20 de maio de 2010

Toxoplasmose: Mitos e realidades


É uma enfermidade causada por um protozoário presente em fezes de gatos contaminados. O gato atua como reservatório no ciclo da doença, pois ele se infecta ingerindo carne contaminada (ou através da caça ou da própria alimentação dada pelos proprietários), não desenvolve a doença, e eliminam o oocisto juntamente com as fezes.

Agente etiológico: Toxoplasma gondii

Modo de Transmissão: Consumo de carne crua ou mal cozida, ingestão de água ou alimento contaminados pelas fezes de gatos infectados, pelo leite materno de mães infectadas, assim como através da placenta. O contato direto com areia contaminada também é um grande meio transmissor do protozoário.

Sinais clínicos em humanos: Tem gravidade variada, pode ser tanto assintomático (maior parte dos casos) quanto apresentar sinais em pessoas imunodeprimidas, crianças ou mulheres grávidas. (quando atinge músculos, cérebro, retina e pulmões)

Prevenção: Higiene pessoal, ambiental (recolhimento das fezes dos gatos tanto em casa quanto nas vias públicas). Mulheres grávidas e pessoas imunossuprimidas devem evitar o contato direto com as fezes dos animais, evitando limpar as caixas de areia e praticar jardinagem somente com luvas para proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário