segunda-feira, 12 de abril de 2010

Giardíase


GIARDIASE

Também conhecida como lambliose, é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Giárdia lamblia. Pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoito. Ocorre tanto em adultos quanto em crianças, em países em desenvolvimento atinge praticamente 50% da população.

Agente etiológico: Giardia lamblia

Modo de Transmissão: Pelo contato direto ou indireto com as fezes de pessoas/ animais contaminados. A forma direta , a mão, é o principal veículo de contágio, pois favorece a ingestão de cistos. Na forma indireta, a ingestão de água e alimentos contaminados é a forma mais corriqueira. O período de ingestão dos cistos até o surgimento da doença varia de 1 a 4 semanas.

Sinais clínicos nos animais e humanos: Normalmente é assintomático, onde ocorre a eliminação dos cistos. Na infecção sintomática, ocorre um quadro de diarréia líquida com presença de sangue, gordurosa, distensão abdominal, flatulência, anorexia e vômitos intermitentes. Em alguns casos pode levar a síndrome de má-absorção intestinal, ocasionando deficiência em vitaminas e até um déficit de crescimento.


Prevenção: Higienização correta dos alimentos, Ingestão somente de água filtrada, lavarem bem as mãos, saneamento básico (cloração da água distribuída).

Nenhum comentário:

Postar um comentário