quinta-feira, 23 de julho de 2009

DISPLASIA COXO-FEMORAL


Bom, neste blog vou comentando a respeito um pouco dos assuntos que vão aparecendo aqui na Clínica. Essa semana atendemos um caso de um Pastor Suiço, 3 anos de 50kg, que estava mancando da pata traseira direita. Ao realizar o exame de RX das articulações, descobrimos uma displasia coxo-femoral e uma lesão ligamentar em joelho direito.
A Displasia Coxo-femoral é uma doença hereditária, incide em todas as raças (principalmente os de grande porte), mais comum em pastores e labradores. Fatores relacionados com o meio ambiente (piso liso), nutricionais (aumento de peso) também influem do desenvolvimento da doença.
Para o diagnóstico seguro é necessário sedar o animal, posicioná-lo da forma correta para uma melhor avaliação das articulações e do grau da displasia.
O Tratamento consiste em amenizar a dor do animal, com o uso de anti-inflamatórios, regeneradores articulares, dieta, mudança de ambiente (piso) e evitar que o animal faça muito esforço para não desenvolver uma artrose.
Na parte cirurgica, existe hoje em dia: a denervação, que é feita para a retirada de dor do animal ou a retirada da cabeça do fêmur para formação de uma articulação falsa, mas qualquer um desses procedimentos só devem ser tomados após a avaliação de um ortopedista, que irá avaliar o estado clínico geral do animal com o tratamento mais indicado.
No caso do nosso cliente, ele está em observação, esperando uma possível denervação e reconstrução dos ligamentos patelares!
Caso saiba de algum caso de displasia, é necessário urgentemente avisar o canil de criação para parar a procriação desse animal, para evitar o nascimento de cães com esse problema tão grave.

MASKOVET CLÍNICA VETERINÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário