segunda-feira, 6 de julho de 2009

Catarata


A catarata, assim como em humanos, é uma opacidade do cristalino, o que impede que a luz penetre na retina.
Pode aparecer em todos cães, normalmente começa a apresentar os sinais de 6 a 10 anos de idade. Também pode ser hereditário, por isso é sempre ideal conhecer o histórico do animal.
A diabetes melitus é uma das doenças de maior prevalência em cães e gatos, e sendo uma das suas principais consequencias da formação de catarata. Inflamações oculares, doenças progressivas da retina (atrofia de retina, muito comum no cocker spaniel), idade avançada (+ 7 anos) e até traumatismos, entre outros, pode levar a formação da catarata.
O sinais clinicos são: desorientação, esbarrar em objetos, brancura dos olhos. Sempre a qualquer um desses sintomas, leve seu animal ao veterinário, para saber a etiologia e a forma de tratamento.
Tratamento: O tratamento mais recomendado é o cirugico, feito atraves da focoemulsificação, no qual o cristalino do cão é quebrado e depois aspirado, deixando o cão sem cristalino.Pode ser feito com ou sem o uso de lentes.
Sempre é necessária a avaliação de um especialista, para saber se o resultado será positivo no pós-cirurgico, se o animal não possui doenças concomitantes que impeçam sua cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário