quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Diarreia Cronica


Pacientes com diarréia crônica são comuns na rotina de veterinários. O atendimento é complexo e exige comprometimento de ambos os lados, pois o diagnóstico e tratamento de doenças demanda dedicação, tempo e recursos financeiros. (devido a realização de muitos exames).
Nesses diagnósticos diferenciais incluem: doenças parasitárias, infalamatórias,infeciciosas, hipersensibilidade alimentar, intolerancia alimentar e neoplasias.
Ao atendermos um cão com diarréia, podemos obter a remissão espontânea, porem a cura só é obtida quando o animal não presenta mais casos de diarréia espoerádicas sem nenhum motivo aparente.
Primeiro passo a realizarmos é descartar verminoses e giardia. Principalmente na giardia temos que realizar o teste para negativar, pois existe ainda uma chance de 10 a 15% de insucesso, mesmo após o tratamento ter sido feito corretamente.
O próximo item a pesquisar são as sindromes de má absorção ou má digestão (normalmente quando animais apresentam muco nas fezes). Nesse diferenciamento é necessário a realização de exames de imagens e laboratoriais específicos, e alguns casos só o histopatológico nos dará o diagnostico definitivo.
Por isso, é importante consultar sempre um medico veterinário para o melhor acompanhamento das diarreias cronicas de seu animal, para o tratamento correto da enfermidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário