terça-feira, 26 de abril de 2011

OTITE


A otite é a inflamação no canal auditivo.
É uma doença muito comum em nossos animais de estimação, mas cães de orelhas longas são os mais susceptíveis a doença. (Cocker Spaniel, Basset, Teckel, etc)
O principal sintoma é quando o animal balança muito a cabeça e coça com frequencia as orelhas. Podemos observar também vermelhidão, presença de secreção como pús, sangue, cera, um odor forte e sensibilidade ao toque.
É importante diagnosticar a causa primária da inflamação para realizar um tratamento correto. A otite pode ser de origem bacteriana, fúngica, por ácaros, alérgica, seborreica, excesso de cera, poeira ou água que entra no ouvido após um banho ou após ter tomado chuva.
O tratamento depende da causa, mas normalmente são tratamentos prolongados para evitar recidiva. Medicamentos via oral são indicados em fases mais avançadas da doença. É sempre importante entrar com um análgesico para seu animal não sentir dor, pois é uma região de alta sensibilidade.
Manter as orelhas sempre limpas e secas é a melhor forma de prevençao de otites. O ideal é realizar a limpeza com produtos ceruminolíticos uma vez por semana.