terça-feira, 30 de março de 2010

Pulgas e carrapatos


Infestações de carrapato são incrivelmente comuns nessa época de calor e chuvas. Passeios pelo parque, em volta do prédio, em vias públicas estão se tornando um pesadelo para os donos de cães. São locais onde pulgas e carrapatos se reproduzem vertiginosamente. Em um passeio por esses locais, seu animal pode contrair um desses parasitas e levá-los para sua casa, onde a proriferação é muito rápida. Então, a qualquer sinal de pulga ou carrapato, leve-o imediatamente ao veterinário, para um banho com shampoo carrapaticida, e aplicação do veneno para o combate. Depois da realização disso, é ideal realizar exames de sangue e de fezes para verificar se eles não ficaram doentes. As principais doenças que pode ser transmitida por esses parasitas são: Erliquiose (bactéria que destreoi as células sanguímeas, transmitidas atraves da picada do carrapao estrela) , babesiose ( Hemoparasita também transmitido pelo carrapato), Verminoses (através de fezes contaminadas de outros animais, e também através da própria picada de pulga).
Tratando o ambiente e o animal, conseguimos obter sucesso no controle dessa praga.
Fique sempre atento a seu animal!

terça-feira, 16 de março de 2010

SORVETE CANINO


REPORTAGEM NA FOLHA ONLINE SP:


Os sorvetes tradicionais podem causar diarreia, vômito e cáries nos dentes dos animais de estimação. Com o forte calor do verão e a relação cada vez mais cheias de mimos entre os donos e seus bichos, duas veterinárias de São Paulo lançaram, em janeiro, um sorvete produzido especialmente para cachorros.

Thaís Mucher, veterinária e empresária, afirma que a ideia surgiu porque ela mesma dava sorvete para seu cachorro. "Muita gente faz isso, mas não é recomendado. Nós pegamos a fórmula básica de um sorvete e tiramos a gordura hidrogenada, o açúcar e diminuímos em quase 50% o teor de lactose", explica.

A veterinária alerta que o sorvete -- que tem o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal)-- não é indicado para cachorros diabéticos e com hipersensibilidade à lactose. O produto também não é indicado para gatos, aves, répteis e outros mamíferos. "Nós fizemos testes com gatos, não aconteceu nada e não há nenhuma contraindicação. Mas como não fizemos todas as pesquisas com gatos que fizemos com os cachorros, não fazemos a indicação", explica Thaís.

E para os donos zelosos, que gostam de provar tudo o que dão para seus animais, também não há contraindicação. "Eu experimentei o sorvete, ele só é um pouco mais suave que o tradicional. Tenho cachorro desde os dois anos, trato meus animais de estimação como se fossem crianças e isso, hoje em dia, é cada vez mais comum. Por isso, experimento tudo de diferente que vou dar para meu cachorro", diz Thaís.

Mas, assim como os demais petiscos, o sorvete não deve substituir a ração

Thaís e sua irmã Juliana, que também é veterinária, dizem acreditar que o produto é o primeiro do tipo fabricado no Brasil. "Fizemos muitas pesquisas, achamos uma marca registrada, mas não achamos o sorvete para vender e não achamos site da empresa. Encontramos sorvetes para cachorros produzidos nos Estados Unidos, Bélgica e Taiwan", diz Thaís.