terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pulgas: a praga


Bom dia:
Bom, como surgem sempre muitas dúvidas a respeito de controle de pulgas, estamos aqui para esclarecer um pouco a respeito da prevenção e do que fazer ao achar pulgas em seu animal:
1) Pipetas anti pulga e carrapatos para colocar na nuca do animal: essas pipetas são muito eficazes para a prevenção de pulga e carrapato, deve ser colocada mensalmente, principalmente em animais que frequentam parques, sítios ou que passeiam diariamente na rua. Porem, animais que já estão contaminados com os parasitas, não terá o efeito para acabar com eles.
2) Para animais contaminados: Em forma de spray pelo corpo todo (inclusive face) e terá que repetir a aplicação após 15 dias
3) Ambiente: Para acabar com a reinfestação, é necessário passar veneno no ambiente em que o animal se encontra, pois se o ambiente estiver infectado, irá reinfestar o animal, mesmo este estando com produtos anti-pulga.
4) Coleiras anti-pulgas: são bastante eficazes, principlamente contra carrapatos, porem o cheiro da coleira é muito forte, sendo então mais utilizado em animais que vivem ao ar livre, em chácaras e fazendas.
5) Gatos: tomem cuidados, pois existem produtos especificos para serem utilizados em gatos, alguns que são usados para cães podem levar a intoxicação do seu bichano.

Sempre consulte seu veterinário, pois a pulga e o carrapato podem transmitir doenças para seu animal.

sábado, 10 de outubro de 2009

Oncologia veterinária


Neoplasias são comuns em cães e gatos. Porem, hoje em dia, temos cada vez mais alternativas para lidar com os diferentes tipos de tumor que encontramos nos nossos animais.
A quimioterapia é uma delas, e nos animais, funciona tão bem ou até melhor do que em nós humanos, pois para eles não existe o fator psicológico envolvido no tratamento.
Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor chance temos em prolongar a vida de nossos bichinhos, por isso, a qualquer sinal ou aparecimento de nódulo em seu animal, leve ele ao veterinário.
A castração tanto de macho quanto de fêmea diminui a incidência dos principais tumores encontrados, por isso, como prevenção, castre seu animal para prolongar seu tempo e vida!
Qualquer dúvida entre em contato
Um abraço
Dra Raquel Maskovic

sexta-feira, 9 de outubro de 2009